As identidades de classe social/raça no ensino- aprendizagem de língua estrangeira: algumas considerações

Authors

  • Gabriel Nascimento Universidade de São Paulo

Keywords:

identidades, ensino- aprendizagem de LE, Linguística Aplicada

Abstract

As identidades de raça e classe social estão sub-representadas no ensino-aprendizagem de língua estrangeira, conforme comprovam estudos recentes em Linguística Aplicada. Porém, ambas as identidades são pouco estudadas e analisadas nas pesquisas científicas. No Brasil, mesmo nas ciências sociais, não tem havido um debate amplo das distinções e cautelas que a concepção desses dois tipos de identidade necessita. Por isso, ao tratarmos de forma distinta ambas as identidades, nos pautamos na ideia de que essas identidades carecem de debate, principalmente no ensino-aprendizagem de línguas por ser um espaço de exclusão e ensino elitizado. Neste trabalho desenvolvemos argumentos em favor de uma análise de tais identidades no ensino- aprendizagem de LE, realçando a importância de seu debate para a educação.

Author Biography

Gabriel Nascimento, Universidade de São Paulo

Doutorando em Letras (USP) Mestre em Linguística Aplicada (UnB)

Published

2018-07-02

How to Cite

Nascimento, G. (2018). As identidades de classe social/raça no ensino- aprendizagem de língua estrangeira: algumas considerações. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 15(23), 535–552. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35050