PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA: A CANÇÃO COMO VETOR PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA
Keywords:
Literatura, Canção, DidáticaAbstract
Não é de hoje que literatura e música se inter- relacionam. Na antiguidade clássica, por exemplo, o ditirambo era uma forma poética criada e reproduzida oralmente, acompanhada do instrumento lira, que posteriormente nomeou o domínio literário lírica. A partir de observações de aulas de literatura em língua portuguesa realizadas em uma escola pública estadual, objetivamos, por meio deste trabalho, refletir acerca do uso da canção como vetor para o estudo e compreensão de movimentos e textos literários. Para tal, faremos uma abordagem sobre a temática música- literatura, discorrendo sobre esta relação em termos de didática literária e levando em consideração a prática observada e suas implicações para a aprendizagem, com base nas seis categorias cognitivas apresentadas por Bloom (1976). Por fim, apresenta-se uma proposta de intervenção didática que exemplifique e oriente a prática desta abordagem por outros professores, contemplando a taxonomia de Bloom.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.