Parody and postmodern strategies of subversion: an investigation

Authors

  • Ana Luiza Sardenberg UERJ

Keywords:

paródia, memória, identidade

Abstract

Identidades estão em constante processo de fragmentação e transformação. É
possível afirmar que perspectivas de realidade mudam de acordo com a experiência, a
subjetividade e a memória de um indivíduo. Levando em consideração o aspecto subjetivo da
memória, na segunda metade do século vinte, mulheres escritoras começaram a redefinir seus
espaços literários colocando em questão discursos dominantes que representavam o sujeito
feminino de acordo com estereótipos patriarcais. Tais escritoras começaram a se apropriar de
gêneros literários canônicos originalmente criados por escritores homens para subvertê-los e
reescrevê-los em forma de paródia. É importante evidenciar que a paródia é uma maneira de
ajustar as contas com o peso histórico do passado e transformá-lo em algo significativo para o
momento presente. Portanto, o objetivo desse artigo é discutir porque a paródia tem sido
escolhida por mulheres escritoras como uma estratégia pós-moderna para desafiar discursos
totalitários em obras literárias canônicas.

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Published

2013-06-10

How to Cite

SARDENBERG, Ana Luiza. Parody and postmodern strategies of subversion: an investigation. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 12, n. 16, p. 181–195, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34852. Acesso em: 28 jul. 2025.