O PROFESSOR COMO INIMIGO: análise discursiva sobre disputas em torno da “ideologia de gênero” na escola
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2022.70052Keywords:
ideologia de gênero, discurso, professor, Bakhtin.Abstract
Este texto busca compreender como os discursos em torno da “ideologia de gênero” constroem a figura do professor. Para tanto, empreende-se uma análise de caráter discursivo, baseada nos pressupostos da teoria bakhtiniana, sobretudo acerca das noções de dialogismo e polêmica. De modo a sistematizar essa análise, utiliza-se a proposta metodológica de Costa-Hüber (2017), inspirada em Bakhtin, que visa compreender a disposição dos elementos verbais e extraverbais que constituem os textos-enunciados. O material empírico analisado é uma matéria publicada no Jornal Cidade Online, em fevereiro de 2022. A partir da discussão e análise, conclui-se que a figura do professor ocupa, no imaginário social, o lugar de potencial inimigo, que precisa estar sempre sob vigilância. Entende-se que tal construção corresponde a um discurso mais amplo sobre a valorização negativa do professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.