Procedimentos Artísticos, Processos Jurídicos: Considerações sobre o estatuto político de Diário da Cadeia, de Eduardo Cunha (pseudônimo), idealizado por Ricardo Lísias
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.65267Keywords:
Ricardo Lísias, performance, pós-autonomia, dissenso, falsoAbstract
Em 2017, Diário da Cadeia é publicado por um duplo do ex-deputado Eduardo Cunha, que, por sua vez, entra na justiça para saber a verdadeira identidade de seu homônimo. Trata-se de Ricardo Lísias, escritor paulistano, cujos procedimentos artísticos em suas últimas obras se caracterizam por seu alto grau performático. Este artigo procura refletir sobre o estatuto político desta obra, de certo modo concebida a posteriori em co-autoria com o ex-deputado, obra que parece se inserir no chamado paradigma pós-autônomo (LUDMER, 2013) ao mesmo tempo que é carregada de uma potência dissensual e agressiva (RANCIÈRE, 2012).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.