A Segunda Guerra Mundial de Tarantino: pastiche em Bastardos Inglórios
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56947Keywords:
Bastardos Inglórios, Pastiche, Esquizofrenia, NostalgiaAbstract
Esse artigo apresenta uma análise do filme Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, apontando os aspectos que o caracterizam como um pastiche dos filmes de guerra. Com base em Jameson (2016a), que instituiu o conceito de pastiche para se referir a um tipo de diálogo pós-moderno com outras obras, pretende-se demonstrar, através de um estudo comparativo, como ocorre o pastiche no filme de Tarantino, avaliando elementos como esquizofrenia e nostalgia que são característicos da arte contemporânea. A análise mostrará que Bastardos Inglórios se diferencia de outros filmes de guerra, em especial dos que tratam da Segunda Guerra Mundial, especialmente por não ter compromisso com a historicidade, e seus traços estéticos o aproximam do gênero faroeste, caracterizando-o, assim, como um "filme nostálgico".
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.