O ensino de Língua Portuguesa e a noção de prática social: uma análise da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56942Keywords:
Ensino de língua, Prática social, Base Nacional Comum Curricular.Abstract
As diversas tendências pedagógicas que atravessam o país, assim como as teorias relativas ao ensino de língua, procuraram alçar, a partir do século XX, perspectivas de educação que tivessem em vistas as práticas sociais dos sujeitos. Esse conceito, portanto, parece pairar de forma bastante alargada dentro do âmbito do fazer pedagógico, podendo ser possível depreendê-lo, também, da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Tomando como objeto de análise a BNCC e também as tendências pedagógicas predominantes no país, o objetivo deste artigo é evidenciar a forma como conceito de prática social, embora aparentemente isomorfo, apresenta ideais formativos distintos, o que, como veremos, acaba também reverberando diretamente nas prospecções do ensino de língua portuguesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.