O documentário: um gênero discursivo no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.48105Palavras-chave:
Cinema, Ensino, BakhtinResumo
O ensino de Língua Portuguesa se fundamenta na concepção de linguagem como interação social e tem por objetivo levar para o ambiente escolar as diferentes linguagens que se constituem nas mais diversas situações de interação. Compreende-se então que a língua se constitui nas diferentes esferas de comunicação por meio dos gêneros discursivos, conforme as teorias bakhtinianas. Nessa direção, esse artigo busca articular o documentário como gênero discursivo, o qual pode contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Dessa forma, ancorado pelo círculo de Bakhtin, este artigo parte da definição de Gêneros Discursivos, transita pelas teorias do cinema, mais especificamente do documentário, objetivando apresentá-lo como um gênero discursivo, para, por fim, discutir suas potencialidades no ensino. A partir do levantamento bibliográfico realizado, considera-se que o gênero documentário, como gênero segundo, possibilita a prática pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem de “Língua Portuguesa”, viabilizando ao aluno estabelecer relações entre língua, cultura, arte, história e realidade.Downloads
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