A força da palavra em Clarice Lispector e Mia Couto: humanização e previsão
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44963Keywords:
Estudos de Literatura, Dossiê, Força da PalavraAbstract
Este estudo traz evidências da força da palavra aproximando as obras Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Feita a leitura das obras, categorias comuns em que essa força se manifesta são aqui trazidas em recortes. A relevância do estudo dá-se diante da necessidade de valorizar o coletivo na cultura africana, enquanto força um olhar ao indivíduo marginalizado, personificado em Macabéa. A literatura comparada permite a valorização da própria literatura, trazendo à luz um viés social semelhante ao cotidiano de marginalização de muitos alunos. O verbo como fonte criadora permite a criação e recriação da realidade, a reafirmação de si mesmo e de uma identidade cultural, e a representação de um coletivo. A palavra constitui um poder, não só como instrumento de ascensão social, mas oferecendo domínio sobre si mesmo e o mundo, como faltava em Macabéa.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.