Literatura, um patrimônio educacional de reflexão social e política
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38380Keywords:
Literatura, patrimônio educacional, humanização, saberes, memória.Abstract
Este trabalho se dispõe a refletir sobre a
articulação entre a literatura, o sujeito e
as habilidades sociopolíticas, pondo em
evidência questões como humanização e
direito; representação literária e
possibilidade do real, a fim de que se
possa pensar sobre a importância do
conhecimento literário na formação
intelectual e humana do cidadão. Nele,
advoga-se que a literatura é antes de tudo
um patrimônio que agrega em si
possibilidades de saberes, sejam eles
sociais, políticos, históricos ou culturais.
Assim, sob essa perspectiva, direi que a
literatura educa, uma vez que o seu tecido
se constitui do individual e do coletivo, o
que impõe dizer que esse patrimônio, que
é a literatura, é feito da matéria da
memória, considerando que as imagens
representadas no universo da criação
literária se dão a partir de elementos
internos e externos que circundam e
orientam o corpo do escritor.
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