Construindo entendimentos sobre leitura e gramática a partir de um diálogo exploratório com os aprendizes
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.35298Keywords:
Ensino significativo, língua, leitura, prática exploratória, perspectiva sociointeracional.Abstract
Apoiadas na abordagem ético-inclusiva da Prática Exploratória (ALLWRIGHT; HANKS, 2009), apresentamos um recorte da nossa pesquisa, a qual configura um processo de reflexão e de construção de entendimentos sobre nossa vivência profissional como professoras de língua portuguesa e sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos nas aulas de língua materna. Nosso processo de reflexão está baseado na perspectiva sociointeracional da linguagem sustentado pela concepção interacionista. Considerando o fato de que a língua é apreendida na interação (BAKHTIN, 2015), vislumbramos, no contexto de sala de aula, a coconstrução de conhecimentos sobre a língua materna que contemple o uso real e social da língua. Debruçamo-nos, ainda, sobre as práticas de leitura dos aprendizes, no sentido de conhecer tais práticas e, a partir delas, apresentar outras leituras como novas possibilidades, diminuindo, assim, a assimetria entre professor e alunos, tornando o processo de ensinar e de aprender significativo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.