De I Malavoglia a la terra trema: Visconti e a mathesis neorrealista
Keywords:
Luchino Visconti, Giovanni Verga, neorrealismo, verismo, mathesisAbstract
Em 1948, Luchino Visconti girou La terra trema, obra em que retrata a "luta pela vida" dos pescadores sicilianos. Se, por um lado, o filme possui várias características que o aproximam do gênero documental, por outro lado possui uma clara matriz literária: o romance I Malavoglia, de Giovanni Verga (1881), cuja relevância para o neorrealismo cinematográfico italiano já fora apontada pelo próprio diretor e por outros "homens de cinema" da época. Ao fazer uma leitura comparativa do livro e do filme, este artigo propõe que a obra de Verga se configurou como uma espécie de mathesis – no sentido utilizado por Roland Barthes em O prazer do texto – para aquela geração intelectual.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.