Aprendendo a aprender com o subalterno: uma entrevista com Rrivu Banerjee

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https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.94237

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Biografia do Autor

Rrivu Banerjee , Philipps-Universität-Marburg

Doutorando na Philipps-Universität-Marburg, com foco em diferenças linguísticas, interseccionalidade, antirracismo e perspectivas queer. Possui mestrado em Alemão como Língua Estrangeira e Segunda Língua pela Friedrich-Schiller-Universität Jena e mestrado e bacharelado em Literatura Inglesa pela Jadavpur University, Calcutá. Sua pesquisa se concentra em abordagens críticas e decoloniais no ensino de segunda língua, dinâmicas de poder em sala de aula e a inclusão de perspectivas queer na educação. Sua experiência de ensino inclui cursos sobre pedagogia abolicionista e didática crítica de segunda língua na Philipps-Universität Marburg e na Friedrich-Schiller-Universität Jena. Seu projeto de doutorado explora a tematização de identidades queer no ensino de alemão como segunda língua em escolas a partir de uma perspectiva pós-colonial e autoetnográfica.

José Mauro Ferreira Pinheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Letras: Português/Inglês pela UFRJ. Foi professor substituto de alemão na UFRJ e aluno visitante na Friedrich-Schiller-Universität Jena, como bolsista do DAAD. Pesquisa ensino de alemão como língua adicional, metáforas, comunicação digital e elaboração de materiais didáticos em perspectiva decolonial. Integra o Núcleo de Estudos Lingua(gem) em Uso e Cognição (NELUC/UERJ) e colabora no grupo FLinKUS (Forschendes Lernen zum Sprachsensiblen Fachunterricht in Kollaborativen Unterrichts- und Schulentwicklungsprozessen) da FSU-Jena.

Laura Fraga Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Linguística Aplicada no PIPGLA/UFRJ e graduada em Letras: Português-Alemão pela mesma universidade. Pesquisa decolonialidade no ensino-aprendizagem de línguas adicionais, com foco na elaboração local de materiais didáticos. Leciona no Colégio Cruzeiro Centro, além de colaborar em projetos da APA-Rio (Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro) / BraDLV e do DAAD.

Referências

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

BANERJEE , Rrivu; PINHEIRO, José Mauro Ferreira; MAIA, Laura Fraga. Aprendendo a aprender com o subalterno: uma entrevista com Rrivu Banerjee. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 49, p. 18–56, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.94237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/94237. Acesso em: 12 out. 2025.