O Sul como pergunta. Ou: quem pergunta quando o Sul pergunta?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.94236

Palavras-chave:

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Mauro Ferreira Pinheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e graduado em Letras: Português/Inglês pela UFRJ. Foi professor substituto de alemão na UFRJ e aluno visitante na Friedrich-Schiller-Universität Jena, como bolsista do DAAD. Pesquisa ensino de alemão como língua adicional, metáforas, comunicação digital e elaboração de materiais didáticos em perspectiva decolonial. Integra o Núcleo de Estudos Lingua(gem) em Uso e Cognição (NELUC/UERJ) e colabora no grupo FLinKUS (Forschendes Lernen zum Sprachsensiblen Fachunterricht in Kollaborativen Unterrichts- und Schulentwicklungsprozessen) da FSU-Jena.

Laura Fraga Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Linguística Aplicada no PIPGLA/UFRJ e graduada em Letras: Português-Alemão pela mesma universidade. Pesquisa decolonialidade no ensino-aprendizagem de línguas adicionais, com foco na elaboração local de materiais didáticos. Leciona no Colégio Cruzeiro Centro, além de colaborar em projetos da APA-Rio (Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro) / BraDLV e do DAAD.

Referências

BARNES, Helen Moewaka; MCCREANOR, Tim. Decolonising qualitative research design. In: FLICK, Uwe (org.). The SAGE handbook of qualitative research design. Londres: Sage Publications, 2022. E-book. ISBN 9781529766943.

FABRÍCIO, Branca Falabella; BORBA, Rodrigo. Errâncias indisciplinares: entre rastros, ruínas e reconstruções. In: FABRÍCIO, Branca Falabella; BORBA, Rodrigo (org.). Oficina de Linguística Aplicada Interdisciplinar: homenagem a Luiz Paulo da Moita Lopes. Campinas: Editora Unicamp, 2023, p. 16–38.

FIORIN, José Luiz. Reflexões indisciplinadas sobre epistemologia em linguística. In: FABRÍCIO, Branca Falabella; BORBA, Rodrigo (org.). Oficina de Linguística Aplicada Interdisciplinar: homenagem a Luiz Paulo da Moita Lopes. Campinas: Editora Unicamp, 2023, p. 148-164.

GRANDE, Sandy. American Indian identity and intellectualism: The quest for a new red pedagogy. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 13, n. 4, p. 343-359, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1080/095183900413296. Acesso em: 07 ago. 2025.

HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução: Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, v. 1, p. 127-167, 2007.

MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade; HASHIGUTI, Simone Tiemi. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, v. 29, n. 53, p. 149-177, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/14865 Acesso em: 1 set. 2024.

QUIJANO, Aníbal. Coloniality and modernity/rationality. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, p. 168-178, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09502380601164353 Acesso em: 1 set. 2024.

SMITH, Graham Hingangaroa. Protecting and respecting Indigenous knowledge. In: BATTISTE, Marie (org.). Reclaiming Indigenous voice and vision, Vancouver: UBC Press, p. 209-224, 2000.

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [s.l.], v. 26, n. 8, p.1-16, 2018. Disponível em: https://doi. org/10.14507/epaa.26.3874. Acesso em: 4 out. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-25

Como Citar

PINHEIRO, José Mauro Ferreira; MAIA, Laura Fraga. O Sul como pergunta. Ou: quem pergunta quando o Sul pergunta? . Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 49, p. 11–17, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.94236. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/94236. Acesso em: 12 out. 2025.