O Sul como pergunta. Ou: quem pergunta quando o Sul pergunta?
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.94236Palavras-chave:
ApresentaçãoDownloads
Referências
BARNES, Helen Moewaka; MCCREANOR, Tim. Decolonising qualitative research design. In: FLICK, Uwe (org.). The SAGE handbook of qualitative research design. Londres: Sage Publications, 2022. E-book. ISBN 9781529766943.
FABRÍCIO, Branca Falabella; BORBA, Rodrigo. Errâncias indisciplinares: entre rastros, ruínas e reconstruções. In: FABRÍCIO, Branca Falabella; BORBA, Rodrigo (org.). Oficina de Linguística Aplicada Interdisciplinar: homenagem a Luiz Paulo da Moita Lopes. Campinas: Editora Unicamp, 2023, p. 16–38.
FIORIN, José Luiz. Reflexões indisciplinadas sobre epistemologia em linguística. In: FABRÍCIO, Branca Falabella; BORBA, Rodrigo (org.). Oficina de Linguística Aplicada Interdisciplinar: homenagem a Luiz Paulo da Moita Lopes. Campinas: Editora Unicamp, 2023, p. 148-164.
GRANDE, Sandy. American Indian identity and intellectualism: The quest for a new red pedagogy. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 13, n. 4, p. 343-359, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1080/095183900413296. Acesso em: 07 ago. 2025.
HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução: Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, v. 1, p. 127-167, 2007.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade; HASHIGUTI, Simone Tiemi. Decolonialidade e(m) Linguística Aplicada: Uma entrevista com Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Polifonia, v. 29, n. 53, p. 149-177, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/14865 Acesso em: 1 set. 2024.
QUIJANO, Aníbal. Coloniality and modernity/rationality. Cultural studies, v. 21, n. 2-3, p. 168-178, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09502380601164353 Acesso em: 1 set. 2024.
SMITH, Graham Hingangaroa. Protecting and respecting Indigenous knowledge. In: BATTISTE, Marie (org.). Reclaiming Indigenous voice and vision, Vancouver: UBC Press, p. 209-224, 2000.
WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: Para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, [s.l.], v. 26, n. 8, p.1-16, 2018. Disponível em: https://doi. org/10.14507/epaa.26.3874. Acesso em: 4 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.