A escrita de Eliana Alves Cruz contra a onda do silenciamento: uma proposta didática
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.89433Keywords:
Cultural Memory, Literature by black authors, reader training, student protagonism, interdisciplinarityAbstract
O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de leitura e discussão do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, como ferramenta pedagógica em turmas do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de estimular reflexões críticas sobre memória, racismo e diáspora africana. Fundamentado nos princípios da Lei 10.639/03 e partindo da discussão que tem como cerne a memória, o estudo propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona literatura, história e geografia, promovendo a valorização de narrativas silenciadas pela historiografia colonialista. A metodologia adotada nesta proposta incluiu atividades como rodas de leitura, produção de textos criativos e uma saída de campo pela região do Cais do Valongo, explorando a memória histórica de espaços relacionados à escravização no Rio de Janeiro.
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