A voz no audiolivro: performance, construção estética e metalepse literária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86229

Palavras-chave:

Literatura, Audiolivro, voz, performance

Resumo

No contexto midiático mais recente, identificamos a popularidade conferida aos recursos em áudio. Podcasts, ferramentas de audiodescrição e audiolivros são alguns dos formatos que atualmente ganharam presença nas interações sociais, levando-nos a questionar a maneira como recursos sonoros estão movimentando as vivências e gerando renovadas práticas de linguagem. Localizados nesse cenário, neste trabalho, propomos uma investigação sobre o audiolivro literário, verificando as características de linguagem do audiolivro, sobretudo a partir dos estudos da voz em performance. Para esta análise, recorremos às investigações da voz em performance a partir de Paul Zumthor (2018), para, em seguida, verificar como essa voz ganha corpo (Barthes, 1990) e é capaz de provocar situações de metalepse literária (Genette, 1995).

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Biografia do Autor

Renan Luis Salermo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pesquisador de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica (PUC). São Paulo/ SP. Brasil.

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica

Professora no Programa de Pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católica (PUC). São Paulo/ SP. Brasil. 

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Publicado

2025-06-23

Como Citar

SALERMO, Renan Luis; DIANA NAVAS. A voz no audiolivro: performance, construção estética e metalepse literária. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 610–622, 2025. DOI: 10.12957/palimpsesto.2025.86229. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/86229. Acesso em: 29 jun. 2025.