Interrupção e repetição em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.86162Palavras-chave:
Romance brasileiro contemporâneo, Narração, Interrupção, RepetiçãoResumo
Este artigo objetiva explorar dois procedimentos narrativos no romance As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, a interrupção e a repetição. O romance é narrado em primeira pessoa e tematiza a exclusão e as violências sofridas pela narradora, inclusive dentro de seu âmbito familiar. O trabalho traz alguns sentidos possíveis para a interrupção, como o trauma e a busca da própria identidade, questão fundamental para a obra, bem como para a repetição, cujos sentidos, em grande parte, se ligam ao ressentimento e a uma dimensão política que atravessa a narração. Alguns autores citados são Theodor Adorno (2003), Márcio Seligmann-Silva e Joseph Hillis Miller (1982), além de pesquisadores que contribuíram para a fortuna crítica de Felinto.
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