Como montar uma rede construcional: uma abordagem por Escalonamento Multidimensional em 2D e 3D para os adjetivos adverbiais do português brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84720

Keywords:

Adverbial Adjectives, Semantics, Construction Grammar

Abstract

Adelino e Diogo (no prelo) propõem que os adjetivos adverbiais (AAs) do português brasileiro podem ser agrupados em oito classes semânticas, que correspondem a uma construção gramatical de nível intermediário. Neste estudo, verificamos a realidade psicológica dessa proposta por meio de experimento de julgamento de proximidade semântica. Os dados foram analisados por meio de Escalonamento Multidimensional, técnica que permite gerar representações de clusters de exemplares em duas e três dimensões. A representação em 2D revelou a existência de cinco (meso)construções de adjetivo adverbial, ao passo que a representação em 3D indica a postulações de sete (meso)construções. As representações geradas revelaram a distribuição de diferentes microconstruções de adjetivos adverbiais e fornecem evidências em favor da existência de classes semânticas específicas para a Construção de Adjetivo Adverbial mais geral.

 

Author Biographies

Sara Martins Adelino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Estudante de especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Idiomas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestre em Linguística e bacharel em Letras - Português e Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Laboratório de Pesquisas em Linguística Cognitiva (LinC - UFRJ).

Diogo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Adjunto da UFRJ, membro titular do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ e um dos coordenadores do LinC (Laboratório de Linguística Cognitiva).

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Published

2024-09-27

How to Cite

Adelino, S. M., & Pinheiro, D. (2024). Como montar uma rede construcional: uma abordagem por Escalonamento Multidimensional em 2D e 3D para os adjetivos adverbiais do português brasileiro. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(46), 170–198. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84720