O deslizamento metonímico do significante metafórico Cidade da Bahia no poema "Sobre os males da Cidade da Bahia", de Gregório de Matos Guerra: denúncia sobre o aspecto moral da cidade no século XVII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2026.84384

Palavras-chave:

polos metafóricos e metonímicos, relações associativas e sintagmáticas, Cidade da Bahia, crítica ferrenha, Gregório de Matos.

Resumo

Este artigo tem como proposta basilar analisar o deslizamento metonímico do significante “Cidade da Bahia”, no poema “Sobre os Males da Cidade da Bahia”, do poeta baiano Gregório de Matos, a partir dos estudos do polímata da língua(gem), o russo Roman Jakobson, sobre os polos metafórico (similaridade) e metonímico (contiguidade) dispostos no artigo Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia. Polos esses desenvolvidos, respectivamente, a partir das relações associativas e sintagmáticas, desenvolvidas pelo genebrino Ferdinand de Saussure. Considerado o poeta da linguística, Jakobson em Linguística e poética reivindica à ciência linguística o direito e o dever de também analisar a poética (literatura). Nesse poema, mostra um pouco a corrupção social pela qual passava a capital baiana e da colônia no século XVII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Anselmo Tavares de Melo, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutor e pós-doutor em Ciências da Linguagem pelo Programa de Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde também atua como professor colaborador. É professor técnico formador de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Pernambuco (SE/PE). Leciona Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em instituições públicas e particulares. Dedica-se ao estudo da relação entre Linguística e Literatura, com base nos trabalhos de Roman Jakobson. 

Arthur Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS/ PPGIE). Mestre Profissional em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (PPGENT/UNINTER). Licenciado em Pedagogia e Letras: Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola.

Bruno Simões Costa Guimarães, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutorando em Ciências da Linguagem e Mestre em Filosofia da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), licenciado em Matemática e Pedagogia. Professor da rede pública de Olinda-PE e da rede estadual de Pernambuco.

Referências

ANDRADE, Fernando Teixeira. Literatura Brasileira I. São Paulo: Editora CERED, 1987.

BARBOSA, João Alexandre. “O Continente Roman Jakobson”. In: JAKOBSON, Roman. Poética em Ação. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990. p. XIII-XXIII.

BLIKSTEIN, Isidoro. “Prefácio”. In: JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1990. p. 7-13.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 42. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 1994.

CAMPOS, Tiago Soares. Pacto Colonial. Mundo Educação. 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/zFJ45. Acesso em: 21 abr. 2024.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1988.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1990.

KOTHE, Flávio René. Gregório de Matos: o cânone colonial. Brasília: Editora da UnB, 1997.

MATOS, Gregório. Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

MATOS, Gregório. Reunião de Poemas. Rio de Janeiro: Editora Bestbolso, 2014.

MONTEIRO, Newton Paulo. Roman Jakobson e a Linguística do Século XX. Temas e Tomos: linguística, linguagem, educação e cultura. 2009. Disponível em: http://temasetomos.blogspot.com.br/2009/10/roman-jakobson-e-linguistica-do-seculo.html. Acesso em: 11 jul. 2017.

OLIVEIRA, Clenir Bellezi. Arte Literária Portugal – Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 1999.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

SEFFRIN, André. Gregório de Matos: reunião de poemas. Rio de Janeiro: Editora Bestbolso, 2014.

SCHNAIDERMAN, Boris. “Prefácio”. In: TOLEDO, Dionísio de Oliveira (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. Tradução de Ana Mariza Ribeiro Filipouski et al. Revisão de Rebeca Peixoto da Silva. Porto Alegre: Globo, 1970. p. IX–XXII.

TRUNKLE, Matheus. Roman Jakobson. Linguística.net.br. 2011. Disponível em: https://linguisticabr.wordpress.com/2011/09/27/roma-jakobson/. Acesso em: 11 jul. 2017.

WISNIK, José Miquel. “Prefácio”. In: MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2026-02-03

Como Citar

MELO, Robson Anselmo Tavares de; ARAÚJO, Arthur Silva; GUIMARÃES, Bruno Simões Costa. O deslizamento metonímico do significante metafórico Cidade da Bahia no poema "Sobre os males da Cidade da Bahia", de Gregório de Matos Guerra: denúncia sobre o aspecto moral da cidade no século XVII. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 25, n. 50, p. 81–106, 2026. DOI: 10.12957/palimpsesto.2026.84384. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/84384. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)