Língua e Sentido: uma perspectiva ecocognitiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84053

Palabras clave:

Ecocognição, Cognição Ecológica, Psicologia Ecológica, Linguística Cognitiva, Percepção e Ação Humana.

Resumen

Este estudo investiga a interação entre linguagem e construção de sentidos a partir de uma perspectiva ecocognitiva, destacando como a linguagem transcende suas funções comunicativa e simbólica para influenciar a percepção e o comportamento humanos. Por meio de uma revisão bibliográfica e três estudos de caso, demonstramos como sentidos evocados por pistas linguísticas se adaptam e se modificam em variados contextos. Os resultados sugerem que o processo de construção de sentidos é intrinsecamente dinâmico e está profundamente enraizado nas interações entre o indivíduo e seu ambiente, desafiando modelos semânticos tradicionais e apontando para uma visão mais integrada da cognição humana. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e atua  no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFRN, ministrando cursos e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Realiza pesquisas e publicações em semântica de frames e discurso. É membro da Comissão de Linguística Cognitiva da ABRALIN, e líder do Grupo de Pesquisa ECOCOGNIÇÃO E LINGUAGEM , cadastrado no CNPq. 

Citas

BALLARD, Dana H.; HAYHOE, Mary M.; POOK, PollyK.; RAO, Rajesh P. N. Deictic codes for the embodiment of cognition. Behavioral and Brain Sciences, v. 20, n. 4, p. 723-742, 1997.

BARSALOU, Lawrence W. Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, v. 59, p. 617-645, 2008.

BATISTA, Túlio de Santana. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Natal, 2023.

BERGEN, Benjamin K. Louder Than Words: The New Science of How the Mind Makes Meaning. New York: Basic Books, 2012.

BERSNTEIN, N. The co-ordination and regulation of movements. London: Pergamon Press, 1967.

BICKHARD, Mark H. Interactivism: A manifesto. New Ideas in Psychology, v. 27, n. 1, p. 85-95, 2009.

BINGHAM, Geoffrey. Task-specific devices and the perceptual bottleneck. Human Movement Science, v. 7, n. 2-4, p. 225-264, 1988. DOI: 10.1016/0167-9457(88)90013-9.

CHEMERO, Anthony. Radical embodied cognitive science. Cambridge, MA: MIT Press, 2009.

CLANCEY, William J. Situated Cognition: On Human Knowledge and Computer Representations. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

CLARK, Andy; CHALMERS, David. The extended mind. Analysis, v. 58, n. 1, p. 7-19, 1998.

DUQUE, Paulo H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, 1(39), 2015, p. 25–48.

DUQUE, Paulo H. De perceptos a frames: cognição ecológica e linguagem. SCRIPTA, v. 21, n. 41, p. 21-45, 2017.

FILLMORE, Charles. J. An Alternative to Checklist Theories of Meaning. In: Proceedings of the First Annual Meetings of the Berkeley Linguistics Society (BLS), Berkeley, California, p. 123-131, 1975.

FILLMORE, Charles. J. Frame semantics and the nature of language. Annals of the New York Academy of Sciences, v. 280, 1976.

FILLMORE, Charles J. Frames and the semantics of understanding. Quaderni di Semantica, v. 6, n. 2, p. 222-254, 1985.

FILLMORE, Charles J.; BAKER, Collin F. Frame semantics for text understanding. In Proceedings of the NAACL-2001 Workshop on WordNet and Other Lexical Resources: Applications, Extensions and Customizations, Pittsburgh, PA, 2001.

GADELHA, Ana Paula da Motta Botelho. Porta dos Fundos: um estudo ecológico-cognitivo do humor à beira do caos. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

GABORA, Liane; ROSCH, Eleanor; AERTS, Diederik. Toward an ecological theory of concepts. Ecological Psychology, v. 20, n. 1, p. 84-116, 2008.

GIBSON, James. J. The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.

GOLONKA, Sabrina. Laws and Conventions in Language-Related Behaviors. Ecological Psychology, v. 27, n. 3, p. 236-250, 2015. ISSN 1040-7413

GOLONKA, Sabrina; WILSON, Andrew D. Ecological Representations. Ecological Psychology, v. 31, n. 3, pp. 235-253, 2019a.

GOLONKA, Sabrina; WILSON, Andrew D. Ecological mechanisms in cognitive science. Theory and Psychology, v. 29, n. 5, p. 676-696, 2019b.

GOLONKA, Sabrina; WILSON, Andrew D. Affordances and the ecological approach to throwing for long distances and accuracy. In: R. Withagen; G. J. P. Savelsbergh (Eds.). Studies in perception and action XIV. London: Routledge, 2020.

HARNAD, Stevan. The Symbol Grounding Problem. Physica D, v. 42, p. 335-346, 1990.

LAKOFF, George. Women, Fire, and Dangerous Things: What Categories Reveal about the Mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

MACE, William. James J. Gibson's Ecological Approach: Perceiving What Exists. Ethics and the Environment, v. 10, n. 2, p. 195-216, 2005. Disponível em: https://commons.trincoll.edu/wmace/files/2016/07/Enviro_chapt.pdf. Acesso em: 5 abr. 2024.

MICHAELS, Claire. F., PALATINUS, Zsolt. A ten commandments for ecological psychology. In L. Shapiro (Ed.), The Routledge handbook of embodied cognition, 2014, pp. 19–28. Routledge/Taylor & Francis Group.

NEWEN, Albert; GALLAGHER, Shaun; DE BRUIN, Leon. 4E Cognition. The Oxford Handbook of 4E Cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018.

RODRIGUES, Marcos Victor Pires. A construção de sentido em interações linguísticas: um estudo ecocognitivo. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

SHAPIRO, Lawrence. Embodied cognition. Routledge/Taylor & Francis Group, 2011.

STEELS, Luc. Grounding Language through Evolutionary Language Games. In: Steels, L.; Hild, M. (eds) Language Grounding in Robots. Boston, MA: Springer, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3064-3_1.

TOMASELLO, Michael. Constructing a language: A usage-based theory of language acquisition. Harvard: Harvard University Press, 2003.

TURVEY, Michael T.; SHAW, Robert E.; REED, Edward S.; MACE, William M. Ecological laws of perceiving and acting: In reply to Fodor and Pylyshyn (1981). Cognition, v. 9, n. 3, p. 237-304, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.1016/0010-0277(81)90002-0.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge, MA: MIT Press, 1991.

VEREZA, Solange C. Entrelaçando frames: a construção do sentido metafórico na linguagem em uso. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 55, p. 109-124, 2013.

WILSON, Andrew D, GOLONKA, Sabrina. Embodied Cognition is Not What you Think it is. Front Psychol. 2013 Feb 12; 4:58. doi: 10.3389/fpsyg.2013.00058. PMID: 23408669; PMCID: PMC3569617.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical investigations. Oxford: Blackwell, 1953.

YU, Chen; BALLARD, Dana H.; ASLIN, Richard N. The role of embodied intention in early lexical acquisition. Cognitive Science, v. 29, p. 961-1005, 2005.

Publicado

2024-09-27

Cómo citar

DUQUE, Paulo Henrique. Língua e Sentido: uma perspectiva ecocognitiva. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 46, p. 294–320, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.84053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/84053. Acesso em: 23 may. 2025.