A problemática da (in)definição do conto
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83301Palavras-chave:
Conto, Conto moderno, Conto clássicoResumo
O presente artigo busca refletir a respeito do gênero conto e seus limites imprecisos. Numa tentativa de delimitação das características essenciais do gênero, propomos compreendê-lo, inicialmente, como fruto da oralidade, de cunho sempre moralizante. Poe estabelece diretrizes para outra modalidade de conto: a unidade de efeito e sua consequente brevidade. Ademais, cria outra lógica para o conto: este passa a contar duas histórias: a aparente e uma segunda que vai sendo cifrada na primeira. Tchekhov transforma novamente a lógica do gênero, com seus finais abertos e tramas baseados no ser humano comum e em suas mazelas cotidianas. A partir de considerações quanto ao desenvolvimento histórico do gênero e ancorados em autores e teóricos do conto, tencionamos compreendê-lo enquanto gênero plural.
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