A problemática da (in)definição do conto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83301

Palavras-chave:

Conto, Conto moderno, Conto clássico

Resumo

O presente artigo busca refletir a respeito do gênero conto e seus limites imprecisos. Numa tentativa de delimitação das características essenciais do gênero, propomos compreendê-lo, inicialmente, como fruto da oralidade, de cunho sempre moralizante. Poe estabelece diretrizes para outra modalidade de conto: a unidade de efeito e sua consequente brevidade. Ademais, cria outra lógica para o conto: este passa a contar duas histórias: a aparente e uma segunda que vai sendo cifrada na primeira. Tchekhov transforma novamente a lógica do gênero, com seus finais abertos e tramas baseados no ser humano comum e em suas mazelas cotidianas. A partir de considerações quanto ao desenvolvimento histórico do gênero e ancorados em autores e teóricos do conto, tencionamos compreendê-lo enquanto gênero plural.

Biografia do Autor

Sidnei Luiz Flach, Unioeste

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Especialista em Literatura Brasileira e Arte (2005); Educação do campo (2014); Literatura brasileira (2024); Teoria da Literatura e Produção de texto (2024) e Literatura Contemporânea (2024). Professor da Educação Básica, é mestre pelo Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é doutorando do PPGL da Unioeste, Cascavel, na linha de pesquisa: Literatura, memória, cultura e ensino.

Referências

ANDRADE, Mário de. O empalhador de passarinho. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972.

ANGELIDES, Sophia. A. P. Tchekhov: Cartas para uma Poética. São Paulo: Edusp, 1995.

BOYD, William. A short history of the short story. Prospect. 2006. Disponível em: https://www.prospectmagazine.co.uk/culture/57299/a-short-history-of-the-short-story. Acesso em: 16 jan. 2024.

CASTAGNINO, Raúl Héctor. Suertes del cuento y destinos del artefacto. In: PACHECO, Carlos; BARRERA LINARES, Luis. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.

KIEFER, Charles. A poética do conto: de Poe a Borges – um passeio pelo gênero. São Paulo: Leya, 2011.

OMIL, Alba; PIÉROLA, Raúl. El cuento y sus vecinos. In: PACHECO, Carlos; BARRERA LINARES, Luis. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

POE, Edgar Allan. Edgar Allan Poe: medo clássico. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2017.

POE, Edgar Allan. Hawthorne y la teoría del efecto em el cuento. In: PACHECO, Carlos; BARRERA LINARES, Luis. (Compiladores). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993.

QUIROGA, Horacio. A galinha degolada. Revista Qorpus. 2019. Disponível em: https://qorpuspget.paginas.ufsc.br/files/2019/11/ Traduções8_Qorpus-v9-n2_Valdez_Moura.pdf. Acesso em: 4 dez. 2023.

REIS, Luzia. O que é conto. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.

TCHEKHOV, Anton Pavlovitch. A dama do cachorrinho e outros contos. 6. ed. Organização, tradução, posfácio e notas de Boris Schnaiderman. São Paulo: Ed. 34, 2014.

ZAVALA, Lauro. Breve historia de la teoría del cuento. Youtube. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kU5n7ZIPQ-Q. Acesso em: 15 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Flach, S. L. (2025). A problemática da (in)definição do conto. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 339–354. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.83301

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)