“A emoção da tristeza, o prazer da tristeza” em Wada Kyûtarô, ou uma estética elaborada em escritos de cárcere
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.81361Palavras-chave:
Wada Kyûtarô, estética, escritos carceráriosResumo
O texto busca investigar os desenvolvimentos e as aplicações estéticas feitas por Wada Kyûtarô (1893-1928), naquilo que ele denominou por “a emoção da tristeza, o prazer da tristeza”, em Das janelas da prisão (Gokusô kara, 1927). Wada foi um compositor de haiku japonês que, após abandonar os anseios literários, migrou para a ação política radical e direta. Nesse contexto, foi condenado à prisão perpétua e trabalhos forçados por atentar contra a vida de um militar de alto escalão em 1924. Em cárcere, volta a escrever haiku e tanka, além de cartas, ensaios e outros textos congêneres. Enquanto proposta argumentativa, é sugerido que Wada, através da articulação de seu conceito, esteja refinando concepções e posicionamentos estéticos que exercerão influência tanto em sua poética de cárcere quanto em sua concepção ontológica.
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