“A emoção da tristeza, o prazer da tristeza” em Wada Kyûtarô, ou uma estética elaborada em escritos de cárcere

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.81361

Palavras-chave:

Wada Kyûtarô, estética, escritos carcerários

Resumo

O texto busca investigar os desenvolvimentos e as aplicações estéticas feitas por Wada Kyûtarô (1893-1928), naquilo que ele denominou por “a emoção da tristeza, o prazer da tristeza”, em Das janelas da prisão (Gokusô kara, 1927). Wada foi um compositor de haiku japonês que, após abandonar os anseios literários, migrou para a ação política radical e direta. Nesse contexto, foi condenado à prisão perpétua e trabalhos forçados por atentar contra a vida de um militar de alto escalão em 1924. Em cárcere, volta a escrever haiku e tanka, além de cartas, ensaios e outros textos congêneres. Enquanto proposta argumentativa, é sugerido que Wada, através da articulação de seu conceito, esteja refinando concepções e posicionamentos estéticos que exercerão influência tanto em sua poética de cárcere quanto em sua concepção ontológica.

Biografia do Autor

Felipe Chaves Gonçalves Pinto, Universidade de Tsukuba

doutorando e mestre pelo Programa de Pós-graduação de Estudos Japoneses Internacionais e Avançados da Universidade de Tsukuba (UT). Mestre em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente pesquisa a representação do sujeito pobre e suas implicações na literatura brasileira e japonesa.

Referências

AKIYAMA, Kiyoshi. Nihiru to teroru. In: Akiyama Kiyoshi chosaku shû, v. 3, Tóquio: Paru Shuppan, 2006a.

AKIYAMA, Kiyoshi. Anakizumu bungaku shi. In: Akiyama Kiyoshi chosaku shû, v. 11, Tóquio: Paru Shuppan, 2006b.

HATA, Ikuhiko, Nihon rikukaigun sôgô jiten. Tóquio: Tôkyô daigaku shuppankai, 2005.

KATÔ, Bunzô. Kameido jiken: kakusareta kenryoku hanzai. Tóquio: Ôtsukishoten, 1991.

KATÔ, Naoki. Kugatsu, tôkyô no rojô de: 1923 nen kantô daishinsai jenosaido no zankyô. Tóquio: Korokara, 2014.

KRISTEVA, Julia. Sol negro: depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

KURIHARA, Yukio. Puroretaria bungaku to sono jidai. Tóquio: Inpakuto shuppankai, 2004.

MARCUSE, Herbert. Eros e a civilização: Uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

MATSUSHITA, Ryûichi. Hisa-san den: aru anakisuto no shôgai. Tóquio: Kôdansha, 1983.

NOMA, Hiroshi (org.). Nihon puroretaria bungaku taikei, v. 2. Tóquio: San-ichi shoten, 1954.

PINTO, Felipe Chaves Gonçalves. A terra do sol negro: a representação da melancolia em escritos carcerários japoneses. 2024. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Japonesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.

SAKAGUCHI, Shû. Ishi hakujaku no bungakushi: Nihon gendai bungaku no kigen. Tóquio: Keiô gijuku daigaku shuppankai, 2016.

TRILLING, Lionel. Sinceridade e autenticidade: a vida em sociedade e a afirmação do eu. São Paulo: É Realizações Editora, 2014.

WADA, Kyûtarô. Gokusôkara. Tóquio: Gentôsha, 1971.

YAMASHIRO, Toshimi. Yume wa kareno wo kakemeguru: Fûrabô; Matsuo Bashô. Tóquio: Gentôsha, 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-28

Como Citar

Chaves Gonçalves Pinto, F. (2025). “A emoção da tristeza, o prazer da tristeza” em Wada Kyûtarô, ou uma estética elaborada em escritos de cárcere. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 24(47), 265–288. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2025.81361

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)