A forma nada avulsa dos homens avulsos, de Victor Heringer: vanguarda, herança e adaptações
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79370Palavras-chave:
Victor Heringer, Anatol Rosenfeld, Peter Bürger, romance, vanguarda.Resumo
A partir de considerações a respeito dos escritos de Anatol Rosenfeld e Peter Bürger, busca-se mostrar como, mesmo em obras recentemente publicadas no mercado editorial brasileiro, especificamente O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer (2016), o ato de esquecer-se da vanguarda ou, ainda, de processos formais e estilísticos, pelos quais se caracterizou a vanguarda e a modernidade nas artes (aqui, especificamente, o romance), é, quiçá, impossível e, ainda, improvável de se fazer. Através de uma revisão dos principais argumentos de Rosenfeld e Bürger, caminha-se para a chave analítica para o texto de Heringer, buscando observar como aquilo dito na teoria da vanguarda também pode ser observado nas escolhas formais e estruturais do romance heringeriano.
Downloads
Referências
BÜRGER, Peter. A obra de arte de vanguarda. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu, p. 127-181, 2017.
HERINGER, Victor. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. Versão digital.
MODESTO, Edcleberton de Andrade. “Romances avulsos: a representação do contemporâneo brasileiro a partir de Victor Heringer e Altair Martins”. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, n. 1, 2021, p. 328-343.
ROSENFELD, Anatol. “Reflexões sobre o romance moderno”. Texto / contexto I. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, p. 75-97, 1996.
SILVA, Eric Teixeira. Ternura e violência em O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
SILVA, Leandro S. da. Victor Heringer "O amor dos homens avulsos". Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 56, 2019, p. 1-3.
SIMIONATTO, Bibiana B. O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer. Scriptorium, v. 4, n. 1, 2018, p. 97-102.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.