A forma nada avulsa dos homens avulsos, de Victor Heringer: vanguarda, herança e adaptações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79370

Palavras-chave:

Victor Heringer, Anatol Rosenfeld, Peter Bürger, romance, vanguarda.

Resumo

A partir de considerações a respeito dos escritos de Anatol Rosenfeld e Peter Bürger, busca-se mostrar como, mesmo em obras recentemente publicadas no mercado editorial brasileiro, especificamente O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer (2016), o ato de esquecer-se da vanguarda ou, ainda, de processos formais e estilísticos, pelos quais se caracterizou a vanguarda e a modernidade nas artes (aqui, especificamente, o romance), é, quiçá, impossível e, ainda, improvável de se fazer. Através de uma revisão dos principais argumentos de Rosenfeld e Bürger, caminha-se para a chave analítica para o texto de Heringer, buscando observar como aquilo dito na teoria da vanguarda também pode ser observado nas escolhas formais e estruturais do romance heringeriano.

Biografia do Autor

Fabio Pomponio Saldanha, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (DTLLC-USP) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP, processo 2022/15480-7).

Referências

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Saldanha, F. P. (2024). A forma nada avulsa dos homens avulsos, de Victor Heringer: vanguarda, herança e adaptações. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 313–328. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79370

Edição

Seção

Estudos de Literatura