Um estudo sobre os efeitos de sentido na recepção negativa da obra Castanha do Pará pelo viés da Abordagem Crítica da Metáfora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79201

Palavras-chave:

TMC, Metáfora animal, Ideologia, Prática Social, Multimodalidade.

Resumo

Este artigo investiga a reação negativa de um policial, em uma publicação na rede social Facebook, à presença de uma imagem dos quadrinhos Castanha do Pará, de Gidaldi Júnior, em uma exposição de artes, em Belém-PA, no ano de 2018. Para tal, lança-se mão de metodologia de caráter descritivo-interpretativo, em que se analisa a postagem a partir das metáforas conceptuais que estruturam os elementos visuais da imagem. Assim, ao se abordar o valor ideológico da metáfora animal monomodal MENINO É URUBU na imagem, observa-se a emergência de duas metáforas conceptuais: a multimodal AÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA É GUERRA  na postagem, influenciada por sua realidade; e a monomodal SEGURANÇA PÚBLICA É GUERRA CONTRA SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE RUA, a qual ele critica por estar presente na História em Quadrinhos e ser inverídica.

Biografia do Autor

Eduarda Sena da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase em Linguística. Produz pesquisa na área da Linguística Cognitiva, com foco na Teoria da Metáfora Conceptual em textos narrativos multimodais.

Fernanda Carneiro Cavalcanti , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

Sena da Silva, E., & Carneiro Cavalcanti , F. (2024). Um estudo sobre os efeitos de sentido na recepção negativa da obra Castanha do Pará pelo viés da Abordagem Crítica da Metáfora. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 219–241. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.79201

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)