A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática

Autores

  • Antonio Artequilino Silva Neto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-0729-4462
  • Paulo Jaime Lampreia Costa Universidade de Évora
  • Ângela Balça Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76113

Palavras-chave:

Educação, didática, planos de aula, literatura, escola.

Resumo

Neste texto pretendemos apresentar os planos de aula que contemplam modalidades organizativas da didática da leitura literária no bojo do Projeto Educacional denominado “Planeta Leitura” que possui a finalidade de contribuir com a formação de leitores literários (6 a 10 anos). Dessa forma, partiremos da análise do corpus que compreende os planos de aula contidos nos cinco exemplares das Guias de Orientações Didáticas para o professor correspondentes ao Ciclo I ou Anos Iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Assim, almejamos examinar aspectos importantes dos princípios didáticos-pedagógicos que norteiam o Projeto “Planeta Leitura” com o propósito de melhorar a sua própria aplicação e de contribuir para a elaboração de novos planejamentos.

Biografia do Autor

Antonio Artequilino Silva Neto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Évora em Portugal (2022). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Mestre em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2009). Possui licenciatura e bacharelado em História pela Universidade Federal de Goiás (2003). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0729-4462 | E-mail: arteqneto@gmail.com.

Paulo Jaime Lampreia Costa, Universidade de Évora

Doutor em ciência da educação. Universidade de Évora - Largo dos Colegiais - Évora, Portugal.  Professor do CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3650-5492X | E-mail: paulo.lampreia.costa@gmail.com.

Ângela Balça, Universidade de Évora

Doutora em ciência da educação. Universidade de Évora / CIEC - Largo dos Colegiais - Évora, Portugal.  Professora do CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4159-7718 | Email: apb@uevora.pt.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Silva Neto, A. A., Costa, P. J. L., & Balça, Ângela. (2023). A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(42), 114–138. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76113