A impossibilidade da alteridade: Cyberpunk como reflexo pós-moderno do rechaço ao outro
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.76111Palavras-chave:
Alteridade, Cyberpunk, Pós-modernidade, Cinema, Literatura.Resumo
A presente proposta tem o objetivo de avaliar a forma como a literatura e as outras artes concebem a pós-modernidade. Para isso, a pesquisa propõe averiguar, dentro dos limites e pressupostos da Literatura Comparada, a forma como o gênero Cyberpunk tem abarcado a sociedade de século XXI, com vistas, especificamente, à análise da construção das cidades dentro das obras, atrelada às configurações das personagens e ao processo de rechaço ao Outro. Assim, objetiva-se fundamentar a compreensão de que o gênero cyberpunk, diferentemente do que já foi sugerido outrora, assumiu funções de presentificação da vida cotidiana e não mais apenas sugere futuros distópicos, sendo, portanto, elemento cultural fundamental às pesquisas sobre outremização e pluriculturalidade.
Referências
AMARAL, Adriana da Rosa. Visões cibertemporais - a inserção dos estudos de cyberpunk no campo da comunicação e da cibercultura. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 14, n. Dezembro, p. 70-81, 2005.
AMARAL, Adriana da Rosa. Visões perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk: do romantismo gótico às subculturas: comunicação e cibercultura em Philip K. Dick. – Porto Alegre, 2005. 291 f.
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Reflections on the Origins and Spread of Nationalism. London: Verso, 1991.
CAVALLARO, Dani. Cyberpunk and Cyberculture: science fiction and the work of William Gibson. The Athlone Press, New Brunscwick, NJ, 2000.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Trad. de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
HAN, Byung-Chul. A expulsão do outro: sociedade, percepção e comunicação hoje. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022a.
HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Trad. de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
HAN, Byung-Chul. Morte e Alteridade. Trad. de Lucas Machado. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
HAN, Byung-Chul. O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente. Trad. de Gabriel Salvi Philipson. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2022b.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Trad. de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
JAMESON, Fredric. Postmodernism, Or the Cultural Logic of Late Capitalism. Duke University Press. Durham, NC, 1991.
LÉVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Trad. de José Pinto Ribeiro. Lisboa: Edições 70, 1980.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: editora 34, 1999.
RODRIGUES, Tieguë Vieira. A categoria da alteridade: uma análise da obra Totalidade e infinito, de Emmanuel Levinas. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
SCHUETZ, Alfred. The stranger: an essay in social psychology. The American Journal of Sociology, Chicago, v. 49, n. 6, p. 499-507, 1944.
SIMMEL, Georg. The sociology of Georg Simmel. New York: Free Press, 1950.
YOUNG, Liam. Not for Us – Squatting the Ruins of our Robot Utopia. Revista Architectural Design – Machine Landscapes: Architectures of the Post-Anthropocene, Oxford, v. 89, p. 126-135, jan.-fev. 2019.
FILMES E SÉRIES MENCIONADOS
AKIRA. Direção: Katsuhiro Ôtomo. Roteiro: Katsuhiro Ôtomo, Izô Hashimoto. 124 min. Cor, Som, 1988.
BLADE Runner The director’s Cut. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deely e Ridley Scott. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Sean Young; Edward James Olmos e outros. Warner Bros; 1991. 1 filme (117 min), som, color. 35 mm.
BLADE Runner 2049. Direção: Denis Villeneuve. Produção: Andrew A. Kosove, Broderick Johnson, Bud Yorkin, Ridley Scott. Roteiro: Hampton Fancher. Intérpretes: Ryan Gosling, Harrison Ford, Jared Leto, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Robin Wright, Dave Bautista e outros. Sony Pictures; 2017. 1 filme (164 min), som, color. digital.
GHOST in the Shell. Diretor: Mamoru Oshii. Roteiro: Kazunori Itô. Produção: Production I.G. 83 min. Som, Cor, 1995.
LIVROS MENCIONADOS
DICK, Philip Kindred. Androides sonham com ovelhas elétricas? Trad. de Ronaldo Bressane. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.