Uma máquina para porcos: entre figuras animalescas, horror e violência nas narrativas contemporâneas Amnesia e Porco de Raça
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.76076Palavras-chave:
Horror, Amnesia, Porco de Raça, Videogame, Violência.Resumo
As narrativas de horror são um ambiente de representação não apenas do medo, como também da realidade contemporânea, visto a presença de diversos símbolos da violência e da opressão da sociedade. A narrativa audiovisual Amnesia: A Machine for Pigs e a obra literária Porco de Raça apresentam nitidamente os efeitos dessa violência, demonstrando, para o jogador/leitor, não só o processo de desumanização das personagens, como o delírio e seu consequente efeito de animalização daqueles que não são “bem-vistos” pela sociedade. Este ensaio tem como objetivo apresentar, mediante a literatura comparada, as vivências animalescas e violentas experienciadas pelas personagens nas obras Porco de Raça e Amnesia: A Machine For Pigs, a fim de responder como os efeitos do preconceito e da submissão das minorias às imposições de uma cultura opressora influenciam a vida cotidiana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.