José Bispo: o herói no romance "Terra de Caruaru", de José Condé
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74759Palabras clave:
Herói problemático, Romantismo da desilusão, Idealismo abstrato, Terra de Caruaru, José Condé.Resumen
Este artigo objetiva analisar o romance Terra de Caruaru (1960), do escritor José Condé, à luz do herói problemático, em especial, do Romantismo da desilusão e do Idealismo abstrato, tipos postulados por Georg Lukács, no livro A teoria do romance. A partir da leitura teórica do crítico húngaro, ao discutir sobre a fragmentaridade do sujeito no romance moderno, reconhece-se na análise duas características da personagem José Bispo: primeiro, voltado a sua interioridade, com uma visão de mundo amplificada e com ações mínimas; segundo, na maior parte da narrativa, com o predomínio de ações sem reflexão. Essas considerações vão expor o alcance e os limites interpretativos sobre o herói no texto condeano, que expressam as inquietações humanas cujo meio social já não encontra harmonia com as subjetividades dos indivíduos.
Descargas
Citas
AMADO, James. Notas sobre “Terra de Caruaru”. Jornal do Commercio, 2° caderno, Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1962.
ATHAYDE, Austregésilo de. Terra de Caruaru. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 1961.
CONDÉ, José. Terra de Caruaru. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1968.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.
MACEDO, José Marcos Mariani de. Posfácio. In: LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.
SILVA, Arlenice Almeida da. O símbolo esvaziado: a Teoria do Romance do jovem György Lukács. Trans/Form/Ação – Revista de Filosofia. v. 29, n. 01, p. 79-94. São Paulo: UNESP, 2006.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.