José Bispo: o herói no romance "Terra de Caruaru", de José Condé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74759

Palavras-chave:

Herói problemático, Romantismo da desilusão, Idealismo abstrato, Terra de Caruaru, José Condé.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o romance Terra de Caruaru (1960), do escritor José Condé, à luz do herói problemático, em especial, do Romantismo da desilusão e do Idealismo abstrato, tipos postulados por Georg Lukács, no livro A teoria do romance. A partir da leitura teórica do crítico húngaro, ao discutir sobre a fragmentaridade do sujeito no romance moderno, reconhece-se na análise duas características da personagem José Bispo: primeiro, voltado a sua interioridade, com uma visão de mundo amplificada e com ações mínimas; segundo, na maior parte da narrativa, com o predomínio de ações sem reflexão. Essas considerações vão expor o alcance e os limites interpretativos sobre o herói no texto condeano, que expressam as inquietações humanas cujo meio social já não encontra harmonia com as subjetividades dos indivíduos.

Biografia do Autor

Ivson Bruno da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pelo mesmo programa e instituição. É bolsista de Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Referências

AMADO, James. Notas sobre “Terra de Caruaru”. Jornal do Commercio, 2° caderno, Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 1962.

ATHAYDE, Austregésilo de. Terra de Caruaru. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 1961.

CONDÉ, José. Terra de Caruaru. 2ª ed. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1968.

DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

MACEDO, José Marcos Mariani de. Posfácio. In: LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000.

SILVA, Arlenice Almeida da. O símbolo esvaziado: a Teoria do Romance do jovem György Lukács. Trans/Form/Ação – Revista de Filosofia. v. 29, n. 01, p. 79-94. São Paulo: UNESP, 2006.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

Silva, I. B. da. (2024). José Bispo: o herói no romance "Terra de Caruaru", de José Condé. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(44), 478–493. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.74759

Edição

Seção

Estudos de Literatura