Aos olhos de Poe: da leitura literária à produção textual a partir do conto “O Homem da Multidão”, de Edgar Allan Poe
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2023.72693Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Produção Textual, Edgar Allan Poe.Resumo
O ensino de literatura, conforme é pregado atualmente, estabelece-se em meio a práticas de leitura engessadas e pouco proveitosas para os alunos-leitores em formação. Por isso, o objetivo deste estudo é discutir a formação do sujeito leitor em sala de aula a partir do arcabouço teórico-crítico sobre o ensino de literatura formado por Todorov (2009), Rouxel (2013, 2014) e Rezende (2014), propondo-se, também, a reflexão acerca das práticas de leitura na educação básica brasileira, com o intuito de orientar um possível rompimento com a perspectiva monológica e racionalizante de ensino, para, assim, (re)pensar os métodos e mudar os rumos da leitura literária no âmbito escolar. Além disso, este artigo apresenta uma proposta de ensino de literatura, baseada no conto “O Homem da Multidão”, de Edgar Allan Poe, que visa à produção de crônicas na escola.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.