FORMAS DE TRATAMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: A CORTESIA VERBAL NO VIÉS DO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62075Palavras-chave:
Formas de Tratamento, Cortesia Verbal, Ensino da Língua Portuguesa.Resumo
Este estudo tece algumas reflexões em torno do ensino de língua portuguesa nas formas de tratamento na perspectiva da cortesia verbal e outras formas nominais como a função de sujeito e a função de vocativo. Os usos dos termos: você, tu, vós, o senhor, a senhora, prezado cliente, caro colega, companheiro, doutor, senhores, gente, galera, são expressões de tratamento vistas na gramática como termos que se aproximam do falante, seja na oralidade, seja na escrita, ganhando uma proporção heterogênea no uso da linguagem para expressar a cortesia verbal como uma condição de interação para atividade na vida social. Para o estudo da cortesia verbal como formas de tratamento, recorremos ao romance “A Moreninha”, do escritor Joaquim Manoel de Macedo. Consideramos que as relações sociais apresentam de maneira significativa e singela as formas de tratamento que por elas são expressas e interagidas de acordo com o contexto de seus usos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.