O JOGO DA ENTREGA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-ESTILÍSTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62069

Palavras-chave:

texto multimodal, anúncio publicitário, iconicidade verbal, estilística.

Resumo

 

RESUMO: A fim de prender a atenção do internauta, que está constantemente cercado de inúmeros vídeos, fotos e textos que o entretêm; empresas têm investido em profissionais de design e publicidade que desenvolvam grandes projetos de branding (termo que significa identidade visual) e de suas propagandas. Durante a pandemia, o ramo dos aplicativos de delivery teve um protagonismo forte no coração do consumidor: o contato precisava ser evitado, mas a entrega de alimentos não poderia esperar. Assim, empresas desse ramo de atuação exploraram, em suas redes sociais, cores, formas e escolhas lexicais dotadas de sentidos a serem captados pelo leitor. Nosso artigo buscou analisar, à luz de estudos semióticos e estilísticos, como esses sentidos foram explorados pelos aplicativos de delivery no contexto pandêmico.

Biografia do Autor

FERNANDA TRINDADE LEITE, UERJ

Mestranda em Letras pela UERJ. Pesquisadora da área de descrição da língua portuguesa.

MARIA DE FATIMA CARVALHO QUEIROGA, UERJ

Mestranda em Letras pela UERJ. Pesquisadora da área de ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

LEITE, F. T., & QUEIROGA, M. D. F. C. (2022). O JOGO DA ENTREGA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICO-ESTILÍSTICA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 291–312. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62069