Uma análise do hiperconto Enigma: possibilidades multissemióticas de produção e recepção do gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62059

Palavras-chave:

Recursos multissemióticos, Multimodalidade, Gênero hiperconto, Hipertextos digitais.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias utilizadas na produção de textos multissemióticos como o hiperconto. Para a fundamentação teórica, recorreu-se a autores como Ferreira e Cardoso (2018), Marcuschi (2004), Santaella (2012), Spalding (2009), entre outros. O estudo concentra-se em dois tipos de pesquisa: i) pesquisa bibliográfica, por meio da qual são discutidos os conceitos de hipertexto, multimodalidade e hiperconto; ii) pesquisa aplicada, em que é realizada a análise dos elementos hipertextuais e dos recursos semióticos presentes em Enigma (2019) e como esses agem na produção e recepção do texto, a partir das considerações de Hissa (2009), Kress e van Leeuwen (2006) e Xavier (2003). Por meio deste trabalho, foram encontradas limitações e contribuições para o estudo dos hipertextos digitais no contexto da multimodalidade.

Biografia do Autor

Hellen Teixeira Silva, Universidade Federal de Lavras

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduada em Letras Português/ Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/2020). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas (PIBLIC) e no Programa de Residência Pedagógica (CAPES/UFLA). Integrante do Grupo de Pesquisa TEXTUALIZA (Textualidades em Produções Textuais Multissemióticas e Formação de Professores de Língua Portuguesa (CNPQ/UFLA)). Atua principalmente nos seguintes tópicos: educação em contextos dos multiletramentos, leitura e produção de textos multimodais e multissemióticos, tecnologia e mídia.

Isabela Vieira Lima, Universidade Federal de Lavras

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduada em Letras Português/ Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/2019). Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID), no Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas (PIBLIC) e no Programa de Residência Pedagógica (CAPES/UFLA). Participou como Representante do Conselho de Entidades e como Secretária de Assuntos Socioculturais no Centro Acadêmico Carolina Maria de Jesus II (Letras-UFLA). Integrante do Grupo de Pesquisa TEXTUALIZA (Textualidades em Produções Textuais Multissemióticas e Formação de Professores de Língua Portuguesa, CNPQ/UFLA). Atua principalmente nos seguintes tópicos: educação em contextos dos multiletramentos, leitura e produção de textos multimodais e multissemióticos, tecnologia e mídia.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Como Citar

Silva, H. T., & Lima, I. V. (2022). Uma análise do hiperconto Enigma: possibilidades multissemióticas de produção e recepção do gênero. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(37), 68–93. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.62059