Estudo sobre o uso do Cânone Linguístico-Literário na Gramática Fundamental da Língua Portuguesa, de Adriano da Gama Kury
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.59325Keywords:
Gramática. Língua Portuguesa. Cânone. Linguístico. LiterárioAbstract
Nos estudos acadêmicos acerca da gramaticografia brasileira, é inevitável abordarmos a relação existente entre língua e literatura, no que tange à análise das obras referenciais com intuito de compreender o âmago ideológico e linguístico que fundamentam o saber gramatical. Desta forma, nos propusemos a realizar o inventário do Cânone Linguístico-Literário e a descrever as abonações da Gramática Fundamental da Língua Portuguesa – Ensino Médio, de Adriano da Gama Kury, assim como, investigar a conjuntura histórica da gramaticografia brasileira a partir do processo de construção desta obra. Para tanto, apresentamos um recorte dos estudos gramaticais a partir da publicação da Portaria nº 36 de 29 de janeiro de 1959, do Ministério da Educação (MEC), que instituiu a Norma Gramatical Brasileira, doravante NGB e a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 5692 de 11 de agosto de 1971. Elencamos como corpus de análise, as citações literárias selecionadas por Kury para exemplificar e atestar os fatos da língua. Dentre os autores selecionados como aporte teórico deste estudo, destacamos Eugênio Coseriu (1993), Corrêa (1995), Neves (2005), Henriques (1998; 2004; 2020), Cavaliere (2000),dentre outros. Destarte, o estudo da história da gramaticografia, além de retratar os aspectos históricos, sociais e culturais incutidos no interior de uma sociedade e decorrentes do seu processo de construção, poderá revelar as fontes nas quais os gramáticos se inspiraram para escrever suas obras. Assim, apresentaremos nesta investigação a contextualização dos fatos abordados, o levantamento das abonações da língua e, por fim, a análise do corpus selecionado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.