A difusão de imaginários sociodiscursivos relacionados a gênero por intermédio das inferências na publicidade: uma proposta de análise semiolinguística
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.57465Keywords:
Publicidade, discurso, imaginários, gêneroAbstract
O presente artigo pretende, sob a luz dos conceitos da Teoria Semiolinguística, fundada por Patrick Charaudeau, analisar como as inferências contidas no discurso publicitário contribuem para a difusão de imaginários sociodiscursivos. Após breve explanação teórica pertinente à análise, será examinado um corpus composto por quatro anúncios de perfumes de O Boticário voltados especificamente para os públicos feminino e masculino, sendo dois exemplares relativos a cada caso. A partir de tal análise, será observado quais imaginários concernentes às questões de gênero podem ser identificados em tais propagandas e como, consequentemente, a publicidade colabora com a manutenção dessas representações.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.