Estudo dos recursos estilísticos presentes no prólogo (prefácio) do livro Úrsula, obra literária de Maria Firmina dos Reis

Autores

  • Tânia Regina Santos Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2021.56256

Palavras-chave:

vocábulos, recursos, narrativa, expressividade, leitura

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o estilo da linguagem verbal empregada na elaboração do texto que apresenta a obra ficcional Úrsula, de Maria Firmina dos Reis. Uma análise que partirá da observação de vocábulos utilizados para configurar a ornamentação dos recursos estilísticos evidenciados pela linguagem figurada empregada pela escritora para apresentar a própria narrativa ficcional. Para isso, serão considerados estudos sobre o uso da expressividade linguística já desenvolvidos por Guiraud, M. R. Lapa, Cressot, Nilce Sant’Anna e Azeredo, visando uma aplicação para o trabalho feito com a leitura em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Regina Santos Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Formada em Letras (Bacharelado e Licenciatura) pela UFRJ, mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras - UERJ - área: Estudos de língua - Especialidade em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2021-05-14

Como Citar

FERNANDES, Tânia Regina Santos. Estudo dos recursos estilísticos presentes no prólogo (prefácio) do livro Úrsula, obra literária de Maria Firmina dos Reis. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 35, p. 84–99, 2021. DOI: 10.12957/palimpsesto.2021.56256. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/56256. Acesso em: 25 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Língua (Tema livre)