Implicações do contexto digital no ensino de línguas adicionais na era da cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.53927

Palavras-chave:

Contexto Digital, Ensino de Línguas Adicionais, Tecnologia, Cibercultura,

Resumo

Observando o contexto cibercultural no qual vivemos nos dias atuais, a presente pesquisa visa discutir as implicações do contexto digital no ensino de línguas adicionais para adolescentes, buscando um melhor entendimento acerca da influência dos recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, analisou-se o discurso de professores de línguas adicionais, com foco no público adolescente, de escolas públicas e privadas e de idiomas, utilizando-se o aporte metodológico da Análise de Discurso. As análises demonstraram que professores de línguas adicionais encontram-se adaptados à utilização de recursos digitais em aula, vendo-a como benéfica e favorável ao aprendizado da língua-alvo. Além disso, verificou-se que grande parte dos professores estimula o uso de recursos digitais com foco educacional extra-classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Almira Morbach, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Estudos Linguísticos - UFFS

Letras, Linguística

Maruana Kássia Tischer Seraglio, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestranda em Estudos Linguísticos - UFFS

Letras, Linguística

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

MORBACH, Aline Almira; TISCHER SERAGLIO, Maruana Kássia. Implicações do contexto digital no ensino de línguas adicionais na era da cibercultura. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 113–130, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.53927. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/53927. Acesso em: 21 maio. 2025.