Rastros de maus tratos domésticos contra as mulheres em cantigas medievais
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51521Palavras-chave:
cantigas medievais galego-portuguesas, Trovadorismo, Portugal medieval, Literatura PortuguesaResumo
O presente artigo tem por objetivo central analisar quatro cantigas medievais galego-portuguesas que versam sobre a violência doméstica sofrida por mulheres na sociedade lusitana da Baixa Idade Média. Para tanto, optamos por pensar o local onde as agressões ocorriam, mais especificamente, a casa medieval portuguesa, bem como, para uma melhor contextualização, as configurações da educação voltadas às mulheres e quais as suas implicações na construção da vida social das jovens. Ao fim, os poemas que nos serviram como fonte primária são analisados, destacando o objeto de pesquisa em questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.