O embate de sentidos do termo "professor": uma análise semântica de propagandas veiculadas pelo MEC

Autores

  • Lívia Cristina de Souza Sigliani Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLin/CAPES/GEPES)
  • Adilson Ventura da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLin/ProfLetras/GEPES)

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.44979

Palavras-chave:

Político, Professor, Propaganda, Semântica do Acontecimento

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir por meio da análise de três propagandas veiculadas pelo Ministério da Educação – MEC, os sentidos do termo professor e como o político se configura nessas relações de sentido sob a perspectiva da Semântica do Acontecimento, teoria que parte do pressuposto da enunciação como um acontecimento de linguagem que produz sentido a partir de uma relação do sujeito com a língua, sendo essa relação prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Os sentidos não são fixos nem estanques, pois são constituídos na enunciação e não são transparentes, pois o sujeito não tem controle sobre os sentidos. Nossa hipótese é a de que os sentidos de professor não remetem somente ao profissional e que ao passo que sentidos de prestígio são constituídos, sentidos de desvalorização também são percebidos nesses enunciados. Como resultado, percebemos a presença constante do conflito de sentidos em nossas análises.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cristina de Souza Sigliani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLin/CAPES/GEPES)

Mestranda em Linguística, UESB; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Brasil; Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGLIN); Grupo de Estudos e Pesquisa em Semântica (GEPES); Bolsista CAPES (O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001)

Adilson Ventura da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/PPGLin/ProfLetras/GEPES)

Doutor em Linguística, Unicamp; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Brasil; Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGLIN); Mestrado Profissional em Letras (Profletras); Grupo de Estudos e Pesquisa em Semântica (GEPES)

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

DE SOUZA SIGLIANI, Lívia Cristina; VENTURA DA SILVA, Adilson. O embate de sentidos do termo "professor": uma análise semântica de propagandas veiculadas pelo MEC. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 31, p. 87–107, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2019.44979. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/44979. Acesso em: 22 maio. 2025.