Ironia e leitor do texto literário: uma investigação a partir de The Screwtape Letters, de C. S. Lewis

Autores

  • Pâmela Rodrigues Scutari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.44900

Palavras-chave:

Ironia, Leitor, Interpretação, The Screwtape Letters.

Resumo

Este trabalho propõe-se a abordar e discutir os conceitos básicos da ironia e suas funções sobre o leitor, e o papel desse na interpretação de uma obra literária irônica, a qual permite pluralidade de significados. Este estudo se dá a partir de fundamentos teóricos de Muecke (1995), Hutcheon (1985, 2000), e Eco (1968, 2004 e 2011), e de análise da ficção epistolar satírica The Screwtape Letters (1942), de C. S. Lewis. Constata-se, assim, que a abertura da obra, seu aspecto plural, e características, efeitos e funções da ironia sobre o receptor oferecem-lhe diversas possibilidades na cooperação interpretativa e na recepção do texto literário.

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Biografia do Autor

Pâmela Rodrigues Scutari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Pâmela Rodrigues Scutari tem vinte e quatro anos, é nascida em Garça – SP, é formada em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis (Unesp), e, atualmente, cursa o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (Unesp), com ênfase na área de Literaturas Estrangeiras Modernas.

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Publicado

2020-07-15

Como Citar

SCUTARI, Pâmela Rodrigues. Ironia e leitor do texto literário: uma investigação a partir de The Screwtape Letters, de C. S. Lewis. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 32, p. 316–336, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.44900. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/44900. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura (Tema livre)