Publicidades em revista digital: sua relação com a homepage e implicações para leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.43462

Palavras-chave:

Leitura, publicidade. revista digital.

Resumo

A linguagem digital está presente no cotidiano de muitas pessoas em diversas situações. Por esta razão, muitos gêneros e suportes do meio impresso se deslocaram e/ou adaptaram-se ao ambiente virtual. Entre eles, temos o suporte revista, com seus vários gêneros. Esta pesquisa trata das publicidades em duas revistas digitais em Língua Espanhola, sua relação com o gênero homepage e possíveis implicações na leitura. Como resultados, concluímos que a relação entre os dois gêneros analisados se dá de maneira diferente devido ao suporte em que estão inseridos.Variam, não só porque saem do meio impresso, mas, inclusive, dentro do ambiente digital. E, com isso, reforça-se a importância da leitura como uma atividade a ser ensinada, para que o leitor se torne proficiente no contato com os diversos gêneros que circulam em seu meio, tendo um posicionamento crítico e ativo no processo de compreensão leitora.

Biografia do Autor

Jakeline de Melo Fenna, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pelo (Centro Universitário da Cidade-2005), Pós graduação em Estudos da Linguagem na mesma universidade -2006. Fez especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro- 2015/2016). . Atualmente, cursa Mestrado na área de Estudos de Língua. Área de concentração: Linguística, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Pereira da Luz, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Graduada em Letras - Português/Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do projeto de pesquisa Interleituras e do Grupo de pesquisa Laboratório de Espanhol Virtual (GRPesq LabEV). Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e no Colégio Pedro II. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Fenna, J. de M., & da Luz, T. P. (2020). Publicidades em revista digital: sua relação com a homepage e implicações para leitura. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(34), 227–240. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.43462