Sentidos alegóricos da dialética sujeito-objeto na modernidade: o duplo em “A Caverna”, de Saramago

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.42978

Palabras clave:

Literatura portuguesa, subjetividade e alteridade, sujeito na modernidade,

Resumen

O presente artigo apresenta uma interpretação da obra “A Caverna”, do autor português José Saramago, baseada no seu caráter alegórico e na sua possível ilustração do movimento histórico de constituição da subjetividade no âmbito da modernidade. Para isso, nos valemos das reflexões de Bakhtin acerca da formação da subjetividade a partir da relação dialética eu e outro, relação que aborda o fundo temático literário: o duplo, antes explorado em diversos exemplares da literatura ocidental. Valemo-nos também do conceito de alegoria em Benjamin, que postula, a partir da unidade entre forma e conteúdo da obra literária, uma interação entre a figura particular e seu possível sentido geral e representativo. A partir dessas e outras ferramentas críticas e teóricas, interpretamos o destino de Cipriano Algor, protagonista de “A Caverna”, como ilustrativo do modo como o sujeito moderno é silenciado e marginalizado no interior da dinâmica capitalista a partir da dialética sujeito-objeto.

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Biografía del autor/a

Mariana Vieira Cardoso, Universidade do Estado do Amazonas

Mariana Vieira Cardoso

Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi bolsista de Iniciação Científica, durante 2015-2016, período em que desenvolveu a pesquisa "O realismo maravilhoso em Cien Años de Soledad", em 2016-2017 como voluntária em pesquisa sobre "O heterodiscurso em A cidade ausente, de Ricardo Píglia" e, em 2017-1018 em projeto acerca da presença de "O eu e o outro: um estudo da poesia de Borges a partir da teoria enunciativa bakhtiniana", pesquisas orientadas pela professora Dra. Juciane Cavalheiro. Durante os anos de graduação foi monitora em Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I, II e III. Neste mesmo período foi bolsista da Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente, como mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA-UEA), é membro do grupo de pesquisa Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade - SDiscon, no qual desenvolve pesquisa acerca do "Léxico de mulheres vítimas de violência na cidade de Manaus". Tem interesse em estudos acerca da construção da identidade e cultura latino-americana a partir de estudos em Literatura ibero-americana e Literatura pan-amazônica, sobretudo a partir de 1960.

Daniel Nunes Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Possui bacharelado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA-UEA) e bolsista pela Capes, por onde atua na linha de pesquisa "teorias, críticas e processos de criação" com pesquisa acerca de "Borges e a forma literária reflexiva: limites da representação". Tem interesse em estudos referentes a constituição do sujeito a partir de reflexões filosóficas contemporêneas e suas influências na teoria literária e no fazer poético. Atua, ainda, como professor de língua portuguesa na empresa "Escola 24 horas: Rio de Janeiro".

Publicado

2020-09-17

Cómo citar

VIEIRA CARDOSO, Mariana; NUNES SANTOS, Daniel. Sentidos alegóricos da dialética sujeito-objeto na modernidade: o duplo em “A Caverna”, de Saramago. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 33, p. 187–201, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.42978. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/42978. Acesso em: 24 may. 2025.