Inéditos e Dispersos: notas sobre autonomia poética em Ana Cristina Cesar sob a ótica de Pierre Bourdieu

Autores

  • Alessandra Zelinda Sousa Bessa Universidade Federal do Ceará-UFC

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42716

Palavras-chave:

Autonomia, Literatura, Ana Cristina Cesar, Pierre Bourdieu.

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer um debate acerca da autonomia literária em Inédito e Dispersos (1985) de Ana Cristina Cesar sob o prima de Pierre Bourdieu. Nessa perspectiva faremos uma reflexão sobre a teoria de campos de  As regras das artes (1996). Analisaremos a estética da poesia de Cesar em debate com a autonomia literária. Entendemos os aspectos do simbólico, do registro do acaso, da fragmentação do pensamento e do uso excessivo de figuras de linguagem corroboram as concepções de Bourdieu. Já que mostram, no espaço de campos políticos, a ruptura hegemônica da forma. Concluímos que a literatura de Cesar aparece como manifestação artística independente a partir do espaço interpretativo dos leitores, revelando os campos de poderes, amplitude do imaginário e do inconsciente simbólico. ADORNO(2003), AGAMBEN(2008), BARTHES(2010) e RANCIÈRE(2009), dentre outros estudiosos, são alguns dos autores que representam nosso aporte teórico.

Biografia do Autor

Alessandra Zelinda Sousa Bessa, Universidade Federal do Ceará-UFC

É Mestre em Literatura Comparada (2018) - Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em LETRAS (2010) e Especialização em Literatura e Língua Portuguesa  (2011) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

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Publicado

2019-11-25

Como Citar

Bessa, A. Z. S. (2019). Inéditos e Dispersos: notas sobre autonomia poética em Ana Cristina Cesar sob a ótica de Pierre Bourdieu. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(30), 288–300. https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2019.42716