A inversão das máximas em Os meus sentimentos, de Dulce Maria Cardoso
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38355Palavras-chave:
máxima, projeto artístico, Os meus sentimentos, Dulce Maria Cardoso.Resumo
A inversão das máximas apresenta-se emOs meus sentimentos como ferramenta
para desnudar a realidade sócio-histórica
portuguesa. Procuramos investigar a
máxima, a sua inversão e averiguá-la em
nosso corpus. Para tanto, embasamo-nos
em três linhas de estudo: o projeto
artístico da escritora, com Liquidez,
reconfigurações e pluralidades: a
representação identitária da sociedade
portuguesa em O chão dos pardais, de
Dulce Maria Cardoso, de Gonçalves Neto e
Gama; a máxima, com A máxima; suas
variedades, seu emprego, sua utilidade, de
Aristóteles, La Rochefoucauld: reflexões ou
sentenças e máximas, de Barthes, e A
Ciropédia de Xenofante: um romance de
formação na Antiguidade, de Cerdas; e a
inversão da máxima com The american
face of Aesop: Thurber’s Fables and
Tradition, de Carnes.
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