Práticas de letramentos na promoção à saúde de idosos: a memória, a construção e a ressignificação de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.37013Keywords:
Letramento, Escrita, Autoria, Saúde, IdosoAbstract
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as práticas de letramentos orais e escritas atuam na preservação de memórias utilizadas na construção e na ressignificação de sentidos atribuídos por idosos participantes de um grupo de educação em saúde, apoiado pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga (SP). Fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem (Bakhtin, 2000). Toma por base os estudos sobre os letramentos realizados por Street (1994; 2014), por Tfouni (1994), bem como a concepção de escrita defendida por Corrêa (2004). O material analisado é composto por textos escritos produzidos pelos idosos em três atividades discursivo-textuais previamente programadas. Os resultados obtidos permitem concluir que a constituição da autoria se dá no trabalho de construção e de ressignificação de sentidos, favorecendo a reflexão sobre a qualidade de vida dos idosos na comunidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.