O gosto pela leitura de Machado de Assis hoje

Autores/as

  • Lucicléia Sousa Silva Passos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Patrícia Kátia da Costa X Kátia da Costa Pina UNEB

Palabras clave:

Leitura Literária, Machado de Assis, crianças.

Resumen

Uma obra literária não é escrita ao acaso, do nada para o nada. Assim como as cartas possuem seus destinatários, as obras literárias também possuem um público determinado. Desse modo, os autores introjetam em seu texto uma imagem de leitor que deseja não só atingir como também construir. Entretanto, como o autor apenas escreve o texto, no processo de materialização deste, ou seja, no processo de edição, outros sujeitos do impresso entram no jogo, imprimindo, através do tipo de papel, do formato, do tamanho do livro, das ilustrações, novas significações ao texto original e construindo, também, um público simbólico, com o qual o livro irá interagir. Diante disso, este estudo buscou discutir o modo como o público infanto-juvenil é convidado a se debruçar sobre Conto de Escola, de Machado de Assis, publicado pela Cosacnaify. Fundamental essa pesquisa os constructos teóricos de Iser, Zilberman, Lajolo, entre outros.

Biografía del autor/a

Lucicléia Sousa Silva Passos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras- Literatura e Cultura pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Patrícia Kátia da Costa X Kátia da Costa Pina, UNEB

Professora Titular de Literatura Brasileira-UNEB, CaetitéBahia-Brasil

Publicado

2018-07-09

Cómo citar

Passos, L. S. S., & Kátia da Costa Pina, P. K. da C. X. (2018). O gosto pela leitura de Machado de Assis hoje. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(12), 1–13. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35759

Número

Sección

Estudos livres