O gosto pela leitura de Machado de Assis hoje

Autores

  • Lucicléia Sousa Silva Passos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Patrícia Kátia da Costa X Kátia da Costa Pina UNEB

Palavras-chave:

Leitura Literária, Machado de Assis, crianças.

Resumo

Uma obra literária não é escrita ao acaso, do nada para o nada. Assim como as cartas possuem seus destinatários, as obras literárias também possuem um público determinado. Desse modo, os autores introjetam em seu texto uma imagem de leitor que deseja não só atingir como também construir. Entretanto, como o autor apenas escreve o texto, no processo de materialização deste, ou seja, no processo de edição, outros sujeitos do impresso entram no jogo, imprimindo, através do tipo de papel, do formato, do tamanho do livro, das ilustrações, novas significações ao texto original e construindo, também, um público simbólico, com o qual o livro irá interagir. Diante disso, este estudo buscou discutir o modo como o público infanto-juvenil é convidado a se debruçar sobre Conto de Escola, de Machado de Assis, publicado pela Cosacnaify. Fundamental essa pesquisa os constructos teóricos de Iser, Zilberman, Lajolo, entre outros.

Biografia do Autor

Lucicléia Sousa Silva Passos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestre em Letras- Literatura e Cultura pela Universidade Estadual de Santa Cruz

Patrícia Kátia da Costa X Kátia da Costa Pina, UNEB

Professora Titular de Literatura Brasileira-UNEB, CaetitéBahia-Brasil

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Passos, L. S. S., & Kátia da Costa Pina, P. K. da C. X. (2018). O gosto pela leitura de Machado de Assis hoje. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(12), 1–13. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35759

Edição

Seção

Estudos livres