“Pure hollywoodlandia”: The Cinematographic Writing of Helena María Viramontes

Autores

  • Lidia da Cruz Cordeiro Moreira UFMG

Palavras-chave:

Linguagem cinematográfica, Narrativa fragmentada, Helena María Viramontes.

Resumo

A tela global (Lipovetsky; Serroy, 2009) discute uma nova era do cinema, o “hipercinema”. Influenciado pela globalização, o cinema é agora desterritorializado, transnacional, plural e fragmentado, o que pode ser visto nos temas, personagens e estrutura narrativa de alguns filmes, como Amores Brutos (2000), Crash – No Limite (2005) e Babel (2006), que têm narrativas dispersas, caóticas, não-unificadas. Contam múltiplas histórias, através de enredos interconectados e é difícil saber quem é o protagonista. A ficção de Helena María Viramontes tem muito em comum com esses filmes. Neste artigo, discutirei esses pontos em comum, focando em “The Cariboo Cafe” e Their dogs came with them. Nem no conto nem no romance, há um protagonista. O olhar do narrador em terceira pessoa funciona como o de uma câmera. A narrativa se alterna entre diversos momentos e lugares e os vários enredos primeiro divergem para depois convergirem em um final dramático, cinematográfico.

Biografia do Autor

Lidia da Cruz Cordeiro Moreira, UFMG

Mestre em Letras, UERJ, Doutoranda em Estudos Literários, UFMG

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Publicado

2018-07-09

Como Citar

Moreira, L. da C. C. (2018). “Pure hollywoodlandia”: The Cinematographic Writing of Helena María Viramontes. Palimpsesto - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 10(12), 1–16. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35754