As recordações de Günter Grass em “O tambor” e “Nas peles da cebola”: sobre a subjetividade da memória
Palavras-chave:
Günter Grass, memória, literatura alemã, história alemã.Resumo
O artigo tem por objetivo percorrer o livro de memórias do escritor alemão Günter Grass, prêmio Nobel de Literatura de 1999, e abordar os mecanismos que esse utiliza para compreender e suportar suas lembranças, que envolvem um dos períodos mais conturbados da história alemã recente. Também são investigados os conceitos de memória e seu possível valor como verdade. Para tal foram utilizados a obra máxima do escritor, “O Tambor”, uma espécie de biografia ficcional, seu livro de memórias, “Nas peles da cebola”, e as reflexões de Paul Ricoeur acerca do tema memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.