Ortografia unificada: arena de disputas entre Portugal e Brasil
Palavras-chave:
acordo ortográfico, colonização linguística, língua portuguesa, formação discursiva.Resumo
Em 2009 entrou em vigor o acordo ortográfico assinado em 1990, resultado de um longo processo histórico de aproximações e distanciamentos entre Portugal e Brasil em torno da língua portuguesa. O presente trabalho tem como objetivo compreender a história das ideias linguísticas dos (des)acordos ortográficos de 1931, 1945, 1971 e 1990, analisando tanto as leis no Brasil e em Portugal. Tais discursos analisados apresentam marcas de uma formação discursiva em torno de uma posição-sujeito portuguesa e outra posição-sujeito brasileira, opostas em torno da colonização linguística portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.