A implicatura da tríplice funcionalidade no ensino da pontuação

Autores

  • Valéria Campos Muniz UERJ

Palavras-chave:

pontuação, ensino, prosódia, língua portuguesa

Resumo

O objetivo desse artigo é abordar a relação entre pontuação, sintaxe, prosódia, discurso e ensino. O sistema pontuatório, em alguns momentos mais do que em outros, correlaciona-se à prosódia, funcionando na escrita como parte constitutiva da cadeia frasal, participando da organização do texto, não só na sua dimensão sintática, conferindo-lhe inteligibilidade, como também na dimensão enunciativa, permitindo ao redator satisfazer suas intenções discursivas. Desse modo, seu ensino deve dar conta de todos esses aspectos, de modo a contribuir para o enriquecimento da capacidade de expressão dos alunos, que precisam perceber que os sinais gráficos, juntando-se às palavras, participam com elas da construção do sentido.

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Biografia do Autor

Valéria Campos Muniz, UERJ

Doutoranda em Língua Portuguesa

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

MUNIZ, Valéria Campos. A implicatura da tríplice funcionalidade no ensino da pontuação. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 10, n. 13, p. 1–18, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35353. Acesso em: 15 maio. 2025.