Estudo descritivo da relação entre a interação com nativos e o nível de proficiência de aprendizes de PLE
Palavras-chave:
português como língua estrangeira, construções identitárias, surveyResumo
Este trabalho objetiva investigar as construções identitárias dos aprendizes de PLE examinadas dentro do contexto de suas ações em imersão com a língua-alvo. As identidades sociais não são estabelecidas a priori, mas (co)construídas na interação, em práticas discursivas particulares e tornadas relevantes na interação (ALMEIDA FILHO, 2011). O embasamento teórico sociointeracionista evidencia o papel da cultura e, particularmente, o da linguagem na construção social do sujeito e do conhecimento. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa com survey (BROWN, 2001) permite uma interpretação e compreensão da construção das identidades por meio das ações no ambiente de interação. Assim, através da aplicação de questionários, a investigação desta pesquisa foi feita de maneira interativa, identificando a formação das identidades dos aprendizes de PLE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.