Estudo descritivo da relação entre a interação com nativos e o nível de proficiência de aprendizes de PLE

Autores

  • Caroline Caputo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

português como língua estrangeira, construções identitárias, survey

Resumo

Este trabalho objetiva investigar as construções identitárias dos aprendizes de PLE examinadas dentro do contexto de suas ações em imersão com a língua-alvo. As identidades sociais não são estabelecidas a priori, mas (co)construídas na interação, em práticas discursivas particulares e tornadas relevantes na interação (ALMEIDA FILHO, 2011). O embasamento teórico sociointeracionista evidencia o papel da cultura e, particularmente, o da linguagem na construção social do sujeito e do conhecimento. Nesse sentido, a abordagem da pesquisa com survey (BROWN, 2001) permite uma interpretação e compreensão da construção das identidades por meio das ações no ambiente de interação. Assim, através da aplicação de questionários, a investigação desta pesquisa foi feita de maneira interativa, identificando a formação das identidades dos aprendizes de PLE.

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Biografia do Autor

Caroline Caputo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada (UFMG)

Publicado

2018-07-02

Como Citar

CAPUTO, Caroline. Estudo descritivo da relação entre a interação com nativos e o nível de proficiência de aprendizes de PLE. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 15, n. 23, p. 656–675, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/35264. Acesso em: 24 maio. 2025.